terça-feira, 8 de março de 2011

Margaridas marcham em busca da igualdade

Com o lema “2011 razões para marchar por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade” a Marcha das Margaridas neste ano irá ocorrer, de 16 a 17 de agosto, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Espera-se reunir cerca de 100 mil mulheres na manifestação.
Lançada no ano de 2000, a Marcha das Margaridas já trouxe conquistas significativas para a categoria rural como negociação de programas e políticas públicas voltados para o acesso das mulheres à terra, assistência técnica, crédito, políticas sociais e direitos de cidadania.
Já em específico sobre a celebração do 8 de março, que neste ano ocorre durante o carnaval, as tradicionais passeatas em geral ocorrerão no dia 12 de março (sábado), como é o caso de São Paulo e do Ceará. Entretanto, os estados organizam também blocos carnavalescos no próprio dia 8.
Apesar das inúmeras conquistas dos movimentos feministas nas últimas décadas, a igualdade efetiva entre homens e mulheres no Brasil continua sendo uma realidade distante. Persistem graves problemas, como a reduzida representação política, os salários desiguais, a responsabilidade quase exclusiva em relação ao trabalho doméstico e ao cuidado de filhas e filhos, a mercantilização do corpo feminino, e um dos mais graves e preocupantes, a violência de gênero. Esse tipo de violência se manifesta de diversas maneiras – como a violência doméstica, o assédio sexual, o estupro, o tráfico de mulheres, a criminalização do aborto – e atinge mulheres de todas as classes sociais, raças e idades.
Celso Jardim

Fonte: Blog da Dilma

Nenhum comentário:

Postar um comentário